Midia na Educação

 
Mídias na Educação é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso.O público-alvo prioritário são os professores da educação básica.
Há três níveis de certificação, que constituem ciclos de estudo: o básico, de extensão, com 120 horas de duração; o intermediário, de aperfeiçoamento, com 180 horas; e o avançado, de especialização, com 360 horas.
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed), em parceria com secretarias de educação e universidades públicas – responsáveis pela produção, oferta e certificação dos módulos e pela seleção e capacitação de tutores.
Entre os objetivos do programa estão: destacar as linguagens de comunicação mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem; incorporar programas da Seed (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived), das instituições de ensino superior e das secretarias estaduais e municipais de educação no projeto político-pedagógico da escola e desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias.

Mídias Parte III : Motivação

A motivação - força motriz do processo humano, tanto espiritual quanto tecnológico – é o motor propulsor que delicadamente faz com que uma brisa, teimosamente, seja capaz de elevar uma simples folha ao ar, ou fazer com que o perfume de uma exuberante rosa seja aspirado a quilômetros de distância de seu foco de origem, ou ainda, a partir da mesma, vendavais de emoções, que nervosamente regurgitam e ruminam ideias que sorrateiramente vem pousar no hipocampo dos emotivos seres humanos.

Existia no cerne criativo um “querer” que precisava ser motivado, era como se fosse uma pérola escondida e esquecida numa concha hermeticamente fechada que precisava ser encontrada e libertada daquela prisão silenciosa e alienante denominada de aulas tradicionais (sempre).

Numa certa e ofuscante manhã de um dia sem igual, eis que uma VOZ (convite para inscrição no Curso de Mídias 3ª edição) invoca outras VOZES (ideias interiores adormecidas em mim) que precisavam ser ouvidas. Daí em diante o VERBO metamorfoseou-se em projetos, projetos que permitiram aos alunos viagens inesquecíveis da Idade Média à Modernidade, da poesia palaciana à poesia das ruas, da Profissão A à Z, entre tantas outras viagens que ficarão na memória histórica de cada aluno.

Tais viagens só foram permitidas via projetos motivados pelo curso de Mídias 3ª edição, promovido pela integração dos órgãos SEDUC, UFPA e NTE do qual participei, e foi a partir deste que a motivação aflorou: comecei a trabalhar com projetos isolados ou integrados a outras áreas do conhecimento, mas sempre eles – os projetos – a despertar e dinamizar minhas aulas, já tão diferentes das de outrora.

Assim, a confiança e o domínio técnico me foram concedidos pelas atividades motivadoras, por meio de pesquisas e cooperação nos fóruns no período da realização do referido curso – feito a distância. Dessa forma, compreendi que as borboletas tão encantadoras, quando desconectadas de seus estados larvais, precisaram de todos os estágios anteriores (pupa-lagarta-hibernação-...) em suas experiências de casulo, em sua maturação biológica para a multiplicidade natural da vida, que pacientemente as aguardava. Como as borboletas nós, seres humanos, também precisamos nos transformar a fim de nos adaptarmos ao grande e dinâmico processo cósmico, e a ele ser útil não como “parte imutável do todo”, mas como centelhas, fagulhas responsáveis pela dinâmica da vigorosa e vibrante MENTE CRIADORA e MANTENEDORA DA VIDA.

A todos que participaram da elaboração do Curso de Mídias 3ª edição meu muito obrigado não um obrigado quimicamente volátil, nem um do tipo “carpe diem”, mas um agradecimento pelas “marcas” perpétuas impingidas em minha alma de eterna aprendiz. Um agradecimento especial à tutora Joseane de Oliveira Figueiredo pela paciente e dinâmica orientação durante todo o processo de feitura das atividades, pois a mesma foi incansável quando requisitada em seu domínio técnico e humano.

Por: Maria das Graças Silva de Oliveira

Da Atmosfera Medieval à Modernidade





Joseane, o “gen” desse projeto nasceu no abrigo cibernético do Curso de Mídias, então o “Ponto de Mutação” já se faz presente no meu muito obrigada a você e a toda equipe do referido curso.

Graça Oliveira

Com o objetivo de solidificar os elos que ligam o homem ao seu passado cultural e, principalmente, reforçar os laços estéticos dos alunos com as produções literárias dos Estilos enfocados – Trovadorismo, Romantismo e Tropicalismo – a fim de promover uma consciência crítica do momento presente que, provavelmente, norteará ações futuras dos “futuros” profissionais – os alunos, a Escola Eunice Weaver personificada por seu corpo discente promoveu (02/12/2009) a I Manhã Literária intitulada “Viagem no tempo”, com os seguintes sub-temas: “Uma cavalgada atemporal” – 1º ano; “O Romantismo está no ar” – 2º ano; “Um país tropical” – 3º ano; “A poesia dos hinos” – 8ª série; “A Amazônia em prosa e versos” – 7ª série e “A poesia: assim na terra como no céu” – 6ª série. O referido evento contou com a apresentação de músicas – de autoria dos próprios alunos, desfile de moda – caracterização do vestuário de época e indígena, entre outras. O evento em questão foi prestigiado com um show do artista local “Caçula”. A programação foi encerrada às 12:30h, e deixou uma pergunta no ar: “O que seria a vida sem os romances ?”, já que estes “salpicam” sobre a vida o “sal” que transforma o “existir” num momento paradisíaco de contemplação.
Texto: Profª Graça Oliveira